Viajar de avião pela primeira vez

Agora no momento  pré-viagem para quem nunca fez uma viagem internacional vale pesquisar, se informar, perguntar sobre tudo e mais um pouco, desde onde se embala malas, quantas horas antes deve-se chegar ao aeroporto, diferença entre conexão/escala e etc. Encontrei esta matéria e solucionou muitas dúvidas que eu tinha.

No aeroporto:

1- Chegar no aeroporto com bastante antecedência.
Voos internacionais: chegar 2 horas antes (para Estados Unidos estão pedindo 3h…)
OBS: os guichês de check-in fecham 30-40 minutos antes do embarque, então perdeu este prazo não adianta chorar que não tem mais jeito!
2- Procurar o balcão da empresa e fazer o check-in.
Ali você vai entregar suas malas e receber seu cartão de embarque, que diz por qual Portão (Gate) e em que horário deve entrar para embarcar. Não esqueça de levar seu documento e o e-ticket que recebeu por email (+ passaporte se for viagem internacional, e o visto em alguns casos).
Também existem máquinas automáticas para que o próprio passageiro efetue seu check-in, e depois entre na fila só se tiver bagagem para despachar. Se a empresa em que vai voar possui este serviço, você pode tentar antecipar seu check-in ali! Você deve inserir seu CÓDIGO DE RESERVA e outros dados de cadastro para que seu voo seja identificado.
check
Área dos balcões de check-in
MALAS/BAGAGENS:
Bagagem de mão: é uma bolsa/mala/mochila de pequeno porte e com itens pessoais que você leva junto dentro do avião. O peso máximo permitido costuma ser de 5 quilos por passageiro. A soma do comprimento, altura e largura da mala deve ter no máximo 115 centímetros. Porque isso tudo? Estas malas vão dentro do bagageiro do avião ou abaixo do banco, e o espaço é restrito, portanto se ela for grande não terá onde colocar. Além da mala de mão, também é permitido levar na mão 1 artigo pessoal (ex: bolsa pequena, casaco, travesseiro).  
DICA/ATENÇÃO: é proibido levar dentro desta mala embalagens com líquidos ou cremes acima de 100ml (seu shampoo não pode estar aqui!), assim como qualquer objeto cortante, arma ou material spray e inflamável. Mande sua tesourinha, pinça, guarda-chuva e canivete na mala despachada, pois caso contrário irão jogar fora ao passar no raio-x!
Bagagem despachada: é aquela que você entrega no check-in e só pega após sair do avião em seu destino. Se sua mala for preta ou de modelo muito comum, procure colocar uma fita colorida ou qualquer outra coisa que possa identifica-la com mais facilidade na esteira, assim evita confusão entre malas iguais.
3- após fazer o check-in, fique de olho nos “quadros de horários de voos”.
São as telas de TV espalhadas pelo aeroporto, mostrando os horários e outros detalhes de todos os próximos vôos. Tem quadros que se referem aos Voos de Chegada (Arrivals) e outros são sobre os Voos de Partida (Departures), que é o seu caso se vai voar. Se acontecer alguma alteração de local ou atraso em sua viagem, vai mostrar ali na tela, então confira sempre.
4- no horário estipulado no cartão de embarque, acesse a área restrita de embarque para esperar pelo seu voo.
A partir daqui seu acompanhante ou família não pode mais entrar e ficar junto com você. Não se preocupe com banheiro ou lanchonetes para alimentação, pois lá dentro tem também. 
Antes de chegar na sala de espera, você e sua mala irão passar por um “raio-x”. Caso os inspetores achem que tem algo estranho ou suspeito lá dentro, será preciso abrir a mala para que eles possam conferir (ver dica sobre Bagagem de mão ali em cima no texto!). Depois disso, siga para seu portão de embarque, fique esperando lá por perto, prestando atenção nos anúncios do alto-falante e também nos quadros de horários. Quando chamarem seu voo, siga as instruções para embarcar.
IMG_7760

Área de embarque

Com que roupa eu vou? 
Não precisa viajar com roupa super social, mas também não vá desleixado demais (principalmente em viagens internacionais) para evitar que o pessoal da fiscalização (Receita Federal/Alfândega) julgue sua aparência e fique fazendo muitas perguntas por conta disso. Use roupas e sapatos confortáveis e não muito chamativos, como no exemplo da foto ali em cima, simples mas arrumadinho (jeans com casaquinho de lã).
O que é: Duty Free
São lojas onde é possível comprar mercadorias livres de impostos, e só existem nas salas de embarque para vôos INTERNACIONAIS. Por isso lá os produtos são mais baratos, além de ter muita coisa importada e que você não encontra facilmente em sua cidade. Aproveite! A dica aqui é comprar as coisas na volta, assim não fica com a mala apertada já durante a viagem.
free-shop
Dentro do avião:
– Entre, coloque sua bagagem no compartimento acima de sua poltrona ou no local mais próximo onde tiver espaço vazio. Se não couber ali, dá para colocar embaixo do banco do assento na frente do seu (em frente aos seus pés).
– Sente e não fique no corredor atrapalhando. Se estiver com crianças ou precisar de algo específico, chame um dos comissários de bordo para lhe ajudar.
– Um comissário de voo vai se apresentar e indicar todos os procedimentos de utilização e de emergência antes do avião partir. Preste atenção nas explicações, que são dadas em 2 ou até 3 idiomas.
24
– Acima do seu assento tem vários botões. Geralmente um é de luz para leitura e outro para chamar o comissário durante o voo. Tem também um botão de rosca que regula o vento que vai sobre a SUA cabeça (então não deixe virado para seu vizinho de assento!).
– Todo avião tem banheiros (2 pelo menos, ou 4), que podem ser utilizados durante todo o trajeto. Tem também cozinha, mas só vá lá se necessitar de algo e não estiver sendo atendido, pois é uma área mais para a tripulação, e não exatamente para os viajantes.
– Todo voo tem lanche ou refeição inclusa. Em alguns casos são pagos, e aí receberá um cardápio com preços ou a comissária irá lhe avisar. Caso contrário, o lanche, almoço ou jantar será oferecido gratuitamente, assim como as bebidas. Geralmente existem 2-3 opções, e você pode escolher qual deseja. Em vôos de curta duração, é servido uma opção única de sanduíche pequeno ou salgadinho/bolachinha + refrigerante.
– Dica quente: se não quer passar frio, vá bem agasalhado. Dentro do avião lá no alto a temperatura é bem mais fria, ainda mais se o voo for de noite. (e tome bastante água durante o trajeto para não desidratar!)
Situações que podem acontecer dentro do avião:
Turbulências – é quando o avião sofre trepidações e sacode. Pode ser bem fraquinha ou mais forte, pode durar só um minuto ou bastante tempo, o que NÃO SIGNIFICA QUE O AVIÃO IRÁ CAIR, então mantenha-se tranquilo que logo passa. Geralmente as turbulências ocorrem quando o avião passa por alguns tipos de nuvens ou massas de ar, e é um fenômeno completamente normal. Se isto ocorrer, a única coisa que deve fazer é ficar sentado em sua poltrona com o cinto afivelado.
Enjoo – já voei muitas vezes, e nunca vi ninguém enjoar. Porém, para quebrar esta regra e me fazer “morder a língua”, tenho uma amiga que voou tempos atrás e foi vomitando o percurso inteiro por causa do nervosismo. Então tente se manter calmo para não passar mal, afinal você está a bordo do meio de transporte mais seguro que existe! Se ainda assim se sentir mal, use os saquinhos plásticos (vulgo “saco de vômito”) que se encontra no bolso na frente do seu assento. Também é bom não exagerar na alimentação antes de viajar e ir com o estômago muito cheio, assim já evita problemas.
Desconforto no ouvido – o avião é “lacrado” e pressurizado, ou seja: apesar de subir muito, é para ter uma pressão agradável lá dentro. Porém tem gente que tem os ouvidos mais sensíveis, e que vai sentir esta diferença de altitude. Seu ouvido pode doer um pouquinho ou estalar, e você pode ficar com a audição um pouco alterada, ouvindo tudo mais baixo do que o normal. Para melhorar tente mascar um chiclete, beber água, ou ficar abrindo e fechando a boca para “desentupir” o ouvido. Geralmente este problema aparece mais na hora da decolagem ou do pouso, depois melhora com o avião em curso.
Bons modos: a não ser que você seja um privilegiado que pode viajar na Executiva ou na Primeira-classe, o avião é um ambiente bastante apertado, muito mais do que os ônibus. Além disso, não tem circulação de ar natural, já que não dá para abrir as janelas. Ou seja: sons, cheiros e movimentos excessivos inevitavelmente vão atrapalhar e “invadir o espaço” de quem está ao redor. Portanto se controle, evite ficar falando ou ouvindo música muito alta e não leve comidas quentes ou com cheiro forte (coxinha e salgadinho cheetos nem pensar!). A boa educação e gentileza também pede que você levante o encosto do seu banco nas horas das refeições, assim seu vizinho de trás terá mais espaço e conforto para comer. Mantenha  seu calçado no pé se tem chulé, não force o bate-papo com a pessoa ao lado se ela não quiser, e evite conversar demais nos horários em que as luzes estão apagadas e todos estão dormindo. Ocupe seu espaço tranquilamente e respeite o do outro.
DESEMBARQUE:
– espere sentado em sua poltrona até o avião parar completamente e liberarem
– retire sua bagagem de mão e todos os seus pertences e desça do avião
– siga o fluxo de pessoas e as indicações pelos corredores do aeroporto. O primeiro local que você precisa ir é na área para retirar sua bagagem (procure placas escrito: “Baggage Claim”). Chegando lá, espere próximo a esteira que estiver indicando o número do seu voo para pegar sua bagagem. Enquanto isso, pegue um carrinho para colocar todas as malas juntas e facilitar o transporte.
1
– passe pela Imigração: para entrar em uma cidade é quase sempre preciso passar por esta área de checagem (na forma de “cabines”). Ali vão pedir seu documento ou passaporte, e podem lhe fazer perguntas sobre o objetivo de sua viagem e onde irá se hospedar. Se estiver com tudo em dia é bem rapidinho, em 1-2 minutos cadastram os documentos e te liberam!
– pegue um traslado/transfer: é o transporte terrestre do aeroporto até o hotel e vice-versa.  Tem gente que já deixa pesquisado e reservado antes, mas se não for seu caso é só sair do aeroporto e procurar por ônibus, vans ou táxis para fazer o percurso. Tem aeroporto que tem ônibus urbano comum ou metrô que leva direto até o centro da cidade, com tarifas bem baratinhas. Pergunte a respeito disso em algum posto de Informação Turística dentro do aeroporto.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s