Para você aproveitar melhor a sua viagem.

Ah, essa inquietude humana de querer conferir a grama do vizinho! Se você pretende viajar para um lugar onde tem fatores limitantes, como dinheiro/tempo/gente chata no grupo, o que é o caso de 98% das viagens em geral (segundo meus dados), preste atenção no que realmente tornará sua experiência inesquecivel. Não, não é o conforto do hotel, nem a comida, nem as fotos.

Enquanto viajamos, tendemos a refletir todas as nossas características muito mais intensamente no dia-a-dia. Tem os dois lados da moeda, como você já deve ter imaginado.Você se ajuda e também se destrói. Vamos às situações mais comuns que tenho vivenciado e presenciado pessoas passando por tais coisas:

-Planejamento da viagem, e não controle da viagem.
Uma viagem nada mais é que parte da vida, e como tudo na vida, é impossivel controlar. Voce pode se preparar, mas com certeza nao vai conseguir prever nem 50% do que deveria para ter o controle que deseja. Não adianta comprar mapa, escrever os horários dos transportes entre eles, muito menos tentar estipular tempo para ficar em cada atração antes de chegar propriamente dito. Nem mesmo baseado na opinião alheia! Pense que os lugares são comidas, e você irá provar baseado nas opiniões anteriores. Tem certeza que dará a mesma nota para a torta de banana? E vai querer duas fatias da torta de coco, uma da de morango e só um pedaço da de chocolate, como te recomendaram? Lugares são assim: milhões de componentes para combinar com as milhoes de coisas que formam você. Vá a um lugar, veja o quanto se conectou a ele e decida o tempo. ISSO é viajar.

-MAYDAY MAYDAY
Tenha certeza que algo vai dar errado. Repito, a viagem é parte da vida, e como a vida, as coisas vão acontecendo como numa loteria, e se você criar expectativas, ai que ferrou de vez. Não gaste suas energias dizendo “ohh nooooo”, veja o que dá pra fazer com a nova situação. Não tem o onibus no horario da internet? Veja o que tem! pergunte para as pessoas quais as alternativas. Peça carona. Anuncie num grupo local na internet seus planos. Olhe para os lados, veja se tem mais gente com cara de que vai pro mesmo canto, junte-se a eles e negocie um transporte fechado. Nenhuma das alternativas acima funcionaram? Vai para o bar mais perto, peça uma cerveja e espere. Aproveite o momento ali, converse com os locais ou viajantes, não se preocupe. Com certeza será desse momento que sua soluçao vira, seja da sujestão de algum local, ou de algum viajante que esta com um carro com vaga, qualquer coisa. Isso se aplica a qualquer outra situação. Na verdade, isso se aplica pra vida inteira, mas aí é escolha sua

-TENHO que ir ali, ali, lá, aqui…
Enganchemos o primeiro ponto aqui: as conexões com os lugares. É muito legal ter uma foto e poder dizer “eu estive lá”. Porém, tenho certeza que você que esta lendo esse texto já passou por uma experiência de viagem que não trocaria por nenhuma outra. E quanto mais tempo ficamos em um lugar, mais intenso isso fica. Chegou, se conectou, sentiu vontade de ficar, fique! Pode ter certeza que nenhum outro lugar do mundo te fará mais feliz que a conexão que voce está tendo nesse momento. Fique sem medo de se arrepender. Muitas pessoas vão dizer “você foi até lá e NÃO foi até ali? Que pecado!”. Bem, ela jamais vai saber a alegria que fez ficar, aquela alegria que a gente nem sabe passar exatamente, aquela alegria que te deixa louco pra encontrar as pessoas que estavam contigo naquele lugar novamente para poder falar sobre ela, pois só essas pessoas sabem exatamente o que significa. Isso é A VIAGEM, isso é a essência dela. Não as fotos, não quantos lugares esteve.

-Chegou, olhou e viu.
Só dá para saber o que realmente será o roteiro da sua viajam estando nela. Não engesse sua viagem. Converse com os outros viajantes, principalmente os que estao a mais de alguns dias pela área. eles vão te mostrar fotos, dar as dicas necessárias e atualizadas, e sempre vai ter aquela pessoa que não sei muito bem definir como, vai usar uma foto ou uma frase mágica que vai te fazer querer ir na mesma hora para um determinado local. E na minha experiência, eram locais que nunca havia ouvido falar, e foram o ponto alto da minha viagem. Se isso acontecer com você, você é sortudo. Demais.

-Inspire-se, mas deixe a vida te levar.
Viaje porque se apaixonou por uma fotografia. Porque viu um filme. Porque se apaixonou por um jogador estrangeiro.Imagem Coloque esses objetivos na cabeça e vá. Colete lá suas informações e comece seu planejamento. Permita mudanças, quantas forem precisas. Não se preocupe, pois a energia gasta para se preocupar tampa milhares de possibilidades passando por nós que resolveriam o problema. Veja muitas fotos. Não acredite 100% em avaliações de sites. Leia livos passados naqueles lugares, escute musicas feitas para o lugar.

Na real, isso seria aplicável para a vida toda mesmo. Eterno exercício de se virar…

Anúncios

13 pensamentos sobre “Para você aproveitar melhor a sua viagem.

  1. Oi meninas, muito legal o blog de vocês, estou indo pra Dublin dia 17 de Dezembro/2013, vamos fazendo contato, posso recebê-las por lá, beijos.

  2. Acredito que tudo (TUDO) que disse nesse post foi tão pra mim, pretendo ir a Dublin, porem só depois do termino da faculdade, e quando disse que pretendo ir todos me chamaram de louca, e me fizeram a mesma pergunta, por que você vai? e eu sempre respondi pra ter outras sensações, pra tirar novas fotografias e ninguém entendia e acredito que ninguém precisa entende apenas eu, e devo aproveitar, conhecer os lugares que vi nos livros que amo, nos filmes que me fizeram chorar e enfim… Valeuu!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s