Bandas&Cantores irlandeses

Hello galera!!!
clefs_005

O post de hoje é dedicado aos cantores e bandas de origem irlandesa.

 

Celtic Woman

 Celtic Woman é um grupo de música formado atualmente por quatro artistas irlandesas: as vocalistas Chloë Agnew, Lisa Kelly, Lisa Lambe e a violinista Máiréad Nesbitt. O repertório vai desde canções tradicionais célticas até música moderna. Até agora o grupo lançou quatro álbuns: Celtic Woman, Celtic Woman: A Christmas Celebration, Celtic Woman: A New Journey, The Greatest Journey: Essential Collection e Celtic Woman: Songs from the Heart, e fizeram muitas turnês mundiais.

Clannad

Clannad é uma banda irlandesa formada em 1970 sendo composta por irmãos e tios de Enya: Máire Ní Bhraonáin (agora conhecida como Moya Brennan), Ciarán O’Braonáin, Pól O’Braonáin – irmãos de Enya – e seus dois tios Noel O’Dugáin e O’Dugáin. Eithne Ní Bhraonáin (Enya Brennan) fez parte do grupo de 1979 a 1982. Enquanto, em 1990, Pól saiu da banda para explorar novas oportunidades. Desde então, o grupo é composto por quatro membros tendo, em alguns momentos, a participação de Brídín (irmã menor de Ciarán e Máire) cantando em alguns concertos e faixas dos álbuns.

 

Altan

 Altan é um grupo irlandês de música folk tradicional , originado em Gweedore, Condado de Donegal. Formado em 1987, a banda liderada pelo Vocal e Rabeca de Mairéad Ní Mhaonaigh, produziu álbuns muito bem aclamados pela crítica.A partir dos anos 90 o Grupo alcançou uma mídia maior e desde então já vendeu milhões de discos mundialmente.

Boyzone

Boyzone é uma boy band irlandesa. O grupo é composto por Keith Duffy, Stephen Gately, Mikey Graham, Ronan Keating,e Shane Lynch. O grupo foi mais bem sucedida na Irlanda, o Reino Unido, Ásia, Austrália e Nova Zelândia, também tinham diferentes níveis de sucesso em partes da Europa. O grupo lançou seis # 1 hit singles do Reino Unido e quatro álbuns #1, com vendas de 20 milhões de registros a partir de 2009. Eles fizeram um retorno em 2007, inicialmente com a intenção de apenas fazer uma turnê, mas Ronan Keating confirmou em entrevista que eles queriam “superar Take That” em termos de uma reunião bem-sucedida.

Enya

 Enya (Eithne Patricia Ní Bhraonáin) é uma cantora irlandesa, instrumentista e compositora conhecida por seu som “multi-camadas” único. Tendo vendido mais de 75 milhões de álbuns, ela é artista solo irlandesa que mais vendeu discos da história.As Canções mais populares da Enya são “Orinoco Flow (Sail Away)”, o surpreendente hit de seu álbum “Watermark”, “Only Time”, o primeiro single de seu álbum multi-platina “A Day Without Rain”, e “May It Be “destaque do filme” O Senhor dos Anéis: a Sociedade do Anel  “.Ela já se apresentou músicas em dez idiomas diferentes que variam de Inglês, sua língua nativa gaélico irlandêsa e aos idiomas fictícios sindarin, quenya e Loxian.

My Bloody Valentine

 My Bloody Valentine é uma banda de rock alternativo formada em Dublin, Irlanda em 1984. Seus fundadores foram o guitarrista/vocalista Kevin Shields e o baterista Colm Ó Cíosóig. A formação mais conhecida da banda também inclui a vocalista/guitarrista Bilinda Butcher e a baixista Debbie Googe, quando a banda estava estabelecida em Londres.

As músicas da banda são marcadas pelo o uso de distorção, portamento, e reverberação resultando em um som que veio a ser conhecido como shoegazing.

 

Secret Garden

Secret Garden é um duo irlando-norueguês composto pela violinista e compositora irlandesa Fionnuala Sherry e o compositor e pianista norueguês Rolf Løvland. Secret Garden vendeu mais de 3 milhões de álbuns e venceu o Festival Eurovisão da Canção 1995 com a composição “Nocturne” (Noturno). Foi a primeira e até agora única vez que uma peça musical venceu o Festival Eurovisão da Canção.

Thin Lizzy 

Thin Lizzy é uma banda de hard rock da Irlanda, formanda em Dublin no ano de 1969. A banda foi liderada, ao longo de sua carreira, pelo cantor e compositor Phil Lynott, e são conhecidos por hits como “Whiskey in the Jar”, “Jailbreak” e “The Boys Are Back in Town”, todos sucessos internacionais tocados regularmente em estações de rádio especializadas em hard rock e rock clássico.

The Cranberries

The Cranberries é uma banda de rock alternativo irlandesa que ganhou notoriedade durante a década de 1990, vendendo mais de 14,5 milhões de álbuns nos Estados Unidos. A banda encerrou suas atividades temporariamente em 2003. E anunciou recentemente o retorno aos palcos em novembro de 2009 numa turnê pela América do Norte, que prossegue no início de 2010 pela América do Sul e pela Europa.

U2

U2 é uma banda de rock irlandesa formada no ano de 1976. O grupo é composto por Bono (vocal e guitarra), The Edge (guitarra, teclado e backing vocal), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen Jr. (bateria e percussão). O som do U2, inicialmente enraizado no pós-punk, eventualmente cresceu para incorporar influências de muitos gêneros da música popular. Ao longo das mudanças do grupo, eles sempre têm mantido um som construído sobre instrumentos melódicos, com destaque para as texturas e acordes do guitarrista de The Edge e dos vocais expressivos de Bono. Suas letras, muitas vezes embelezadas com imagens espirituais, têm foco em temas pessoais e preocupações sócio-políticas.

Westlife

Westlife era um grupo pop irlandês formado em 3 de julho de 1998, seus integrantes eram originalmente Shane Filan, Mark Feehily, Kian Egan, Nicky Byrne e Brian McFadden, esse último deixou a banda em 2004.
O grupo já tem 14 singles número um no Reino Unido, conquistados no período de 1999 a 2006, o terceiro maior recorde na história do país, ficando atrás somente de Elvis Presley, The Beatles, e empatado com Cliff Richard. O Westlife também é a única banda na história do Reino Unido que teve seus sete primeiros sucessos consecutivamente no topo das paradas. Cerca de 40 milhões de álbuns da banda já foram vendidos em mais de 40 países pelo mundo. Foi oficialmente anunciado pela Official Charts Company que eles são “O 2º artista mais vendido” e “A banda mais vendida da década” no Reino Unido com 11 milhões de cópias vendidas.

 

Sinéad Lohan

Sinéad Lohan é uma cantora e compositora de música folk e música popular irlandesa . Debutou em 1995 com o álbum Who Do You Think I Am, entrando nas paradas de sucesso de sua terra com Sailing By e gravação de To Ramona, d, antes gravada por Bob Dylan. Depois de viajar pelo Reino Unido acompanhando Joan Baez, Lohan viajou para New Orleans para colaborar com o produtor Malcolm Burn. Após isto gravou seu álbum antológico No Mermaid.

Catherine Hayes

Catherine Hayes (Limerick, 29 de Outubro de 1825 – Londres, 11 de Agosto de 1861) foi o primeira diva da ópera nascida na Irlanda a conseguir aclamação internacional.

Bono Vox

Paul David Hewson (Dublin, 10 de maio de 1960), mais conhecido por seu nome artístico Bono é um cantor e músico irlândês vocalista principal da banda de rock irlandesa U2. Bono nasceu e cresceu em Dublin, na Irlanda, onde conheceu sua futura esposa, Alison Stewart, e os futuros membros do U2. Bono escreve todas as letras da banda, muitas vezes usando temas sociais, religiosos e políticos Durante seus primeiros anos as letras de Bono contribuíram para o tom espiritual e rebeldia de U2. Como a banda amadureceu, suas letras se tornaram mais inspiradas por experiências pessoais compartilhadas com os membros da banda.

Anúncios

Um pensamento sobre “Bandas&Cantores irlandeses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s